Curiosidades recentes

February 4, 2011

Características gerais

Tibia é um jogo que pode ser jogado gratuitamente por tempo indeterminado, porém há a opção de se criar contas pagas (chamadas de Premium Time), que oferecem aos jogadores áreas e funcionalidades adicionais no jogo.

Os gráficos do jogo são em duas dimensões, apresentando pouquíssimos detalhes. É possível, inclusive, notar com facilidade os pixels da tela. A tela principal do jogo apresenta uma vista isométrica (superior), mostrando toda a área próxima ao jogador.

Diferentemente dos RPGs de console, Tibia não possui um objetivo predeterminado a ser alcançado: os jogadores determinam a forma como desejam seguir as suas aventuras, e o mundo continua existindo e mudando mesmo que os jogadores não estejam lá. Quando um jogador entra no mundo, ele é representado por um personagem, um avatar. Tudo o que acontece com um jogador é registrado no servidor em tempo real, assim, quando ele voltar, o seu personagem estará com os mesmos atributos e características de quando saiu.

Os jogadores podem criar vários personagens em uma mesma conta. Cada um desses personagens pertence a apenas um mundo do jogo, porém é possível ter mais de um personagem no mesmo mundo. O jogo possui atualmente 72 mundos, cujos servidores estão na Alemanha e nos Estados Unidos; os mapas e os locais de cada um desses mundos são os mesmos, o que muda de um para outro são algumas regras de combate jogador contra jogador e a comunidade de jogadores. Cada personagem pode explorar e interagir com o universo do jogo; enfrentar diversos inimigos controlados pelo computador; e se relacionar, conversar, ou mesmo lutar com os personagens de outros jogadores.

Mecânica do jogo

Cada personagem inicia a sua jornada em uma ilha introdutória chamada Rookgaard. Nela eles podem aprender os fundamentos do jogo, como: lutar contra monstros, manipular o personagem e objetos, adquirir e comprar itens, etc. Atualmente, em Rookgaard, quando se cria um novo player, é obrigatória a passagem por uma espécie de tutorial sobre o jogo, onde se aprende o básico sobre ele, porém se o tutorial já tivera sido efetuado por um outro personagem de sua conta, você terá a opção de pular o tutorial.

Os personagens vão ficando mais fortes à medida que lutam. Cada vez que derrotam um monstro eles ganham pontos de experiência (dependendo da força do oponente derrotado). Quando um personagem atingir certo número de pontos de experiência, este avança de nível (level, em Inglês); o nível é um dos fatores que determina a força do personagem, ao avançar de nível os pontos de vida do personagem, seus pontos de mana e capacidade de carregar items aumentam. Os personagens podem sair da ilha de Rookgaard a partir do nível oito, e então explorarem o restante do mundo. Ao saírem da ilha, os personagens devem escolher uma cidade natal (que pode ser mudada mais adiante) e uma vocação (também chamada de profissão, a qual não pode ser mais mudada, mas pode evoluir). Não é possível para um personagem viajar de volta à Rookgaard uma vez que ele saiu dela, somente se o personagem morrer muitas vezes.

Vocações básicas

Depois de sobreviverem ao ritual introdutório, os jogadores são incentivados a se especializarem em uma carreira. Não existe um tempo limite para a escolha mas ela é indispensável para ingressar na parte principal do jogo.

  • Knights (cavaleiro): Os guerreiros mais valentes de Tibia. Fortes, resistentes e habilidosos o bastante para manejar qualquer arma com eficiência. São eles que lideram um grupo para combater as mais horríveis criaturas. Não seria exagero, portanto, chamá-los de escudos humanos. Entretanto, todo esse poder trás um enorme revés: os cavaleiros não dominam mais que o básico no quesito magia.
  • Sorcerer (feiticeiro): É a mais maligna de todas as vocações. Como uma vingança bem planejada, eles precisam de tempo para se fortalecerem. O resultado compensa o esforço. As magias dos feiticeiros possuem um poder inigualável que pode derrubar o mais forte dos guerreiros em segundos. Não fosse a defesa extremamente baixa, eles certamente seriam invencíveis.
  • Druids (druida): São essencialmente puros e amigos da natureza. Druidas são freqüentemente lembrados por seu habilidoso poder de cura. Tal como os sorcerers, são muito vulneráveis a qualquer tipo de ataque mas possuem um enorme potencial agressivo que, se bem treinado, derruba qualquer desafio.
  • Paladin (Paladino): A despeito do título, paladinos são guerreiros dotados de uma destreza extraordinária no combate à distância. Embora possam ter uma defesa tão resistente quanto a dos cavaleiros, costumam não usá-la porque suas armas mais poderosas não permitem. A experiência razoável com magia coloca-os na posição intermediária entre um cavaleiro e um mago.

Vocações superiores

Quando um personagem atinge o nível 20, ele pode obter uma promoção para a sua vocação, tornando-a assim uma vocação superior. Para consegui-la, é também necessário possuir uma Premium Time e pagar uma taxa (em dinheiro do jogo) de 20.000 GP (Golden Pieces, ou peças de ouro). As promoções, conferidas de acordo com a vocação que o personagem possui, são: Elite Knight (Cavaleiro de Elite, atualização do Cavaleiro), Master Sorcerer (Feiticeiro Mestre, atualização de Feiticeiro), Elder Druid (Druida Ancião, atualização de Druida), e Royal Paladin (Paladino da Realeza, atualização do Paladino).

Em adição às características das vocações básicas, a promoção confere as seguintes vantagens:

  • Os pontos de vida (hitpoints) e os pontos de magia (mana) se regeneram mais rapidamente
  • O número de soul points (pontos espirituais, necessários para usar magias que criam itens) dobra
  • Os soul points regeneram oito vezes mais rápido
  • Há uma perda menor de experiência e skills (habilidades) quando se morre (a porcentagem total perdida é reduzida em três pontos percentuais)
  • É possível comprar magias exclusivas para vocações superiores

Para conseguir uma promoção no jogo, você deve ter nível 20 ou mais e ter Conta Premiada. Depois é necessário falar com a rainha da cidade de Carlin, o rei de Thais, o Imperador de Kazordoon ou no “Acessor” do faraó em Ankrahmun.

Para pedir promotion para a Rainha, Rei e Imperador deve-se falar, respectivamente: hail queen, hail king, hail emperor, para então pedir sua promotion, não esqueça de confirmar se você realmente quer promotion dizendo yes.

Habilidades

Além do nível, os personagens possuem os skills (habilidades) que determinam o quão bem fazem determinada coisa: quanto mais pontos em um dado skill, melhor.

Há os skills de luta corpo-a-corpo, que são o de luta com espadas, com clavas, com machados, com escudos e o skill fist, que é um tipo de luta sem armas. Há os skills de luta a distância, que são Distance fighting e Magic Level. Além desses, há o Skill de Fishing, que é a habilidade de pesca do personagem.

Nas skills de luta corpo-a-corpo, o knight avança mais rapidamente, enquanto que os magos são os mais lentos e o paladino se encontram em um ponto intermediário. Na skill de uso de escudo, o knight e o paladino são os mais rápidos, e os magos avançam bem lentamente (porém o druid avança um pouco mais rápido que o sorcerer). Na de luta a distância, o paladin avança rapidamente o skill Distance Fighting. O skill de magic aumenta igualmente rapido para os Sorcerers e Druids, um pouco mais lentamente para os Paladins e muito lentamente para os Knights, ao contrario do que alguns acham, o magic level não aumenta igualmente entres as vocações só por que Knights tem menos mana que Mages (Mages seriam Sorcerer e Druid) se fosse por isso, knights poderiam gastar um pouco de seu dinheiro com Mana Fluids e poderiam com isso ter ml 20 ou superior, já que sorcerers o atingem com muita facilidade, é fato que isso não é possivel, pois o knight com maior magic level conheçido tem ML 11, sendo 2 personagens conhecidos: Tomurka e Leo Ballard). O skill de pesca é utilizado para facilitar a pesca, como o próprio nome nos induz a pensar. Eles aumentam a medida com que as suas respectivas habilidades forem usadas, porém a velocidade com que sobem depende da vocação.

Magias

Há no total 65 magias no jogo. Se um personagem pode ou não adquirir uma determinada magia depende: de sua vocação; de seu nível; seu nível de magia (ML, popularmente falado no jogo); e se possuem ou não a Premium Time. É necessário pagar uma taxa em dinheiro do jogo para se aprender alguma magia.

As magias são classificadas em cinco categorias: de ataque, de cura, de summon (invoca monstros para ajudar na luta), de suprimento (cria itens), e de suporte. Cada uma dessas categorias é subdividida em dois tipos: magias instantâneas (o seu efeito se dá diretamente após serem usadas), e magias de runa (quando usadas, o seu efeito é armazenado em uma runa mágica, a qual pode ser usada mais tarde).

Cada magia quando usada consome certo número de pontos de mana, e uma magia não pode ser usada se não houver mana o bastante. O mana pode ser recuperado se o personagem se alimentar (o mana se regenera gradativamente), se ingerir uma poção que recupere o mana (ele é recuperado instantaneamente), ou usando uma bota específica e/ou anéis mágicos (é recuperado gradativamente, mas com velocidade superior a dos alimentos).

As magias que criam runas e outros itens requerem, além do mana, soul points (pontos de alma). Se não houver mana e soul points o bastante, a runa ou item não pode ser criado. Os soul points se regeneram gradativamente quando se derrota monstros que dêem pontos de experiências maiores ou iguais do que o nível do personagem, ou quando se está dormindo, lembrando que para poder dormir você deve ter uma Premium Time e ter uma casa.

Um fator importante que determina a eficiência de uma magia é o magic level (nível mágico, ou nível de magia) de um personagem: quanto maior for o magic level, maior será o dano ou cura infligido pela magia. O fator que determina o nível mágico de um personagem é o quanto pontos de mana ele já gastou no total, cada nível possui uma certa quantidade de pontos necessários para ser atingido. As vocações avançam em magic level em velocidades distintas: os magos são os mais rápidos, seguidos pelos paladins, e os mais lentos são os knights.

Morte

Quando um personagem atinge zero pontos de vida, ele morre. Contudo, em Tibia, a morte não é o fim do jogo: o personagem é ressuscitado e transportado para o templo de sua cidade natal, que pode ser escolhida e trocada quando necessário. Entretanto, ainda que um personagem possa morrer um número ilimitado de vezes, há diversas perdas ao ser derrotado (death penalty).

Após o update da versão 8.41, o jogo passou a contar com um sistema diferenciado de perdas, com porcentagens diferentes para cada nível, sendo que a partir no nível 24 as penalidades diminuem lentamente (até lá, se perde 10% do total). Todavia, a promoção e as bênçãos (blesses) reduzem a perda de experiência e de skills a aprox. 1% do total de experiência.

Um personagem que morre até voltar ao nível cinco perde todos os seus pontos de experiência, todos os seus skills, todos os itens consigo, todas as suas magias, a própria vocação, e é transportado de volta para a ilha introdutória de Rookgaard (em vez do templo de sua cidade natal).

Bênçãos

Cada bênção reduz a porcentagem de perda de skills e de experiência. Existem cinco bênçãos espalhadas pelo mundo de Tibia, sendo assim, um personagem promovido com todas elas perde muito menos skills e experiência que um jogador sem nada. O seu custo é de 2k por bless até o level 30, a partir disso, ela aumenta seu custo em 200gp por bless a cada level até o 120, quando cada bless fica custando 20k e então não aumenta mais. Jogadores Free Account podem adquirir 4 bless, a quinta bless só pode ser adquirida em area premium account. Com todas as blesses você (não sendo Red Skull ou Black Skull) não perde nenhum item, porém, quando morre todas as blesses perdem seu efeito, mas podem ser refeitas. Um jogador que já completou a Inquisiton quest, mesmo sendo Free account pode comprar 5 bless, todas de uma vez, porém mais caras.

Quests

As quests (às vezes traduzidas como “missões” ou “buscas”) são determinadas tarefas que os personagens podem realizar, as quais os recompensam com itens, dinheiro do jogo, ou vantagens (como por exemplo, passar a poder comprar certos itens ou ir a certos lugares).

As quests variam em complexidade e dificuldade, havendo algumas delas que podem ser completadas em questão de minutos e outras que podem levar horas ou mesmo dias. A execução de uma quest pode envolver derrotar certos monstros, viajar até certos lugares, resolver enigmas, conseguir certos itens,conseguir as 4 vocações para fazer, ou uma combinação desses elementos.

Parte das quests pode ser completada por qualquer personagem, enquanto que outras possuem certos requerimentos, como estar acima de certo nível ou possuir Premium Account.

Modos de jogo

Tibia apresenta três opções de jogo no que diz respeito ao combate jogador contra jogador (mais conhecido por PvP, que é a abreviação de player versus player). Cada mundo de jogo apresenta um dos três modos.

Atacar ou matar outros jogadores é permitido, porém há certas restrições. Há um sistema de reputação no qual quando um jogador ataca um personagem, quem atacou pode ser marcado com uma caveira de certa cor.

Quanto um personagem ataca outro que não o está atacando e que não está marcado com uma caveira, o agressor é marcado com uma caveira branca; tal marcação permanece até um minuto após a batalha se ninguém morreu, ou quinze minutos se o personagem marcado matou o outro. Porém em qualquer circunstância que alguém ataca um personagem marcado, o agressor não recebe a marca da caveira branca. No caso do personagem atacado, ele (e apenas ele) verá o agressor marcado com uma caveira amarela, o que significa que ele pode revidar ao ataque sem ser marcado.

Também há um limite de quantos personagens não marcados cada um pode matar em um período de 24 horas (3 mortes), de 7 dias (5 mortes), e de 30 dias (10 mortes). Quem passar de algum desses limites, é marcado com uma caveira vermelha por 30 dias. Caso outro limite seja atingido, a duração da marca é resetada de volta a 30 dias.Tambem foi introduzido recentemente a caveira preta que é adcionada ao lado do nome do avatar quando este matar 5 ou mais no mesmo dia, 10 ou mais na mesma semana. Quando um personagem marcado com uma caveira vermelha morre, ele perde todos os itens consigo (mesmo que ele tenha as bênçãos que previnem perdas).O personagem com caveira preta, quando morre acaba que perdendo todos os seus item como o da caveira vermelha, a diferenca é que quando o personagem renace fica com hit points em 40 e o mana points em zero. Caso algum personagem atinja o dobro de algum dos limites, a conta dele é automaticamente suspensa temporariamente do jogo, ou mesmo apagada se ele já fez isso várias vezes.

Os personagens também podem se juntar em equipes (parties). Cada membro da equipe vê os outros marcados com uma caveira verde, o que significa que eles podem se atacar sem restrições. A intenção dessa marca é que membros de uma equipe possam treinar uns com os outros, ou caçarem em grupo sem o medo de serem marcados caso sem querer atinjam uns aos outros. Entretanto, alguns jogadores podem enganar a outros para que se juntem em equipes, e assim possam matar alguma vítima sem receber penalização.

É interessante salientar que, em Normal PvP, em nenhuma circunstância um personagem ganha pontos de experiência por matar outros personagens.

Não há qualquer restrição quanto a matar outros jogadores. Na realidade, isso é incentivado.

Nos outros modos de jogo, um personagem tem de esperar dois segundos depois de usar magia para poder usar de novo; mas nesse modo de jogo o tempo é reduzido para um segundo. Nenhuma das cinco bênçãos está disponível no modo em questão, e nem o amuleto que previne a perda de itens.

Ao contrário de em Normal PvP, em PvP-enforced os personagens podem receber pontos de experiência por matarem outros personagens. Porém, apenas o recebem se a vítima não for muito mais fraca que o agressor.

O combate de jogador contra jogador está completamente desabilitado nesse modo, e é expressamente proibido matar outros personagens por qualquer meio (por exemplo, bloqueando o caminho de alguém para que um monstro o mate).

Não era possível inferir qualquer dano a outros personagens, e as magias dos jogadores que criam campos mágicos (como fogo, eletricidade, ou veneno) duram por bem menos tempo do que nos outros modos e são inofensivas a outros personagens, mas após o Update, o PVP é Opcional, então caso os jogadores quiserem batalhar, os 2 poderão fazê-lo com a autorização de ambos.

Um outro meio de pvp é declarando guerra a outra guild. Apenas os jogadores das guilds poderão se atacar.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: